quarta-feira, 7 de maio de 2008

Arte na Pré-História

Arte na Pré História



(...)Foi fazendo escavações na terra, na África do Sul, em 1925, que os arqueólogos e antropólogos (pessoas que estudam o homem e as civilizações passadas) descobriram restos fósseis do homem mais antigo que habitou a Terra: o Australopiteco.
(...)O Australopiteco, que devia ser um homem bem parecido com o macaco, tinha a postura ereta e por essa razão as mãos livres e poderia fazer instrumentos de pedra. (...) Os arqueólogos descobriram cavernas ou grutas com desenhos e pinturas de uma Arte de 40 mil anos de idade, época em que o homem começou a criar uma arte chamada rupestre, isto é, feita nas rochas.
(...) A Pré-História se divide em duas grandes Idades: a Idade Paleolítica, também chamada da Pedra Lascada, e a Idade Neolítica ou da Pedra Polida. Entre essas duas Idades situa-se a Idade Mesolítica, período de transição entre o lascar e o polir da pedra. (...) A Idade Paleolítica, por sua vez, se divide em dois períodos: o Paleolítico Inferior e o Paleolítico Superior. Foi no Paleolítico Superior que apareceram os primeiros artistas da Pré-História.
(...) Nesta época havia fases de glaciações, geleiras, e, como o frio era intenso, os homens abrigavam-se em cavernas.
(...) Muitas cavernas foram descobertas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, com pinturas representando bois, touros, cavalos, bisontes e a própria mão humana.
(...) Talvez com as marcas das mãos, esses artistas da Pré-História quisessem registrar sua presença nas cavernas. Essas marcas significariam: “Eu passei por aqui, esta casa é minha”. Ou, quem sabe, teria apenas um sentido mágico.

Nenhum comentário: