quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Que é Arte

O Que é Arte
Acho que a melhor e mais simples tentativa de explicar o que é Arte que já li foi a de Hildegard Feist, quando diz que “a arte é um produto da criatividade humana, que utilizando conhecimentos e técnicas e um estilo ou jeito todo pessoal, transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, despertando emoção em quem a usufrui”.
A arte é produzida pelas mãos e pela mente humanas. Assim, um belo por de sol, por mais belo que seja, não pode ser considerado arte, pois não foi produto da ação do homem, mas um fenômeno da natureza. Entretanto, muitos belos produtos das mãos humanas também não podem ser considerados arte porque lhes falta algo de essencial, a originalidade. É o que diferencia uma criação inédita do trabalho artesão repetitivo, da cópia e da produção em série
São muitos os materiais, as técnicas e os meios pelos quais se pode produzir arte. Há aqueles tradicionais como o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, mas, com o passar dos tempos novas civilizações descobrem novas tecnologias e a arte, naturalmente, se apropria destes conhecimentos buscando novas maneiras de traduzir os anseios destes povos. Assim, se os pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas, no século XXI faz-se arte utilizando computadores e todos estes veículos nos servem muito bem, conquanto que dominemos suas técnicas e manejos.
Além de novas tecnologias, podemos observar que cada povo, bem como cada artista, tem seu próprio jeito de lidar com os materiais ou de utilizar a linguagem plástica. As figuras pintadas pelos antigos egípcios são visivelmente diferentes das representações renascentistas ou das figuras modernas, assim como podemos observar diferenças entre as pinturas de artistas contemporâneos entre si, como Van Gogh e Touluse Lautrec, por exemplo. Nas obras produzidas por cada povo, e em cada período histórico vemos características comuns, ao mesmo tempo que cada artista, individualmente, conta com um estilo especial, só seu de fazer arte.
Através desses estilos, coletivo e individuais, os artistas contam suas histórias pessoais e a história de seu tempo e de seu povo. Não necessariamente através de um contar literal e linear, mas num contar sensível, deixando ver aos outros o seu próprio jeito de ver a vida e de sentir as coisas. Através de suas obras o artista faz sua leitura da vida e do mundo. Aqueles que usufruem destas obras, fazem delas a sua leitura, relacionando aquilo que vêem às suas próprias vivências.
Diante da mesma imagem, temos reações diferentes. Aquilo que alguns gostam, não é necessariamente o que todos irão gostar. O gosto depende das experiências pessoais, não sendo, justamente por isto, um critério adequado para determinarmos o que é ou não é arte. Imagine, que João adora uma determinada música e que José a detesta. Poderíamos dizer então, que, quando João ouve a tal música, esta é arte, e quando José a escuta, a mesma música deixa de ser arte? Usamos então, os critérios da sensibilidade, da qualidade técnica e da originalidade.
Simplificando, se mexe com nossas emoções, se os materiais foram dominados e se o produto tem estilo e é original, podemos chamá-lo de ARTE.

Nenhum comentário: