
Os gregos procuravam explicar as forças elementares e os mistérios do universo e isso se traduziu na arte. A escultura é um bom exemplo disto, foi uma das artes que mais o povo grego soube desenvolver. Estatuetas de bronze sólido, retratando homens e cavalos, constituem os elementos mais remotos da escultura grega.
As obras, inicialmente refletem a forte presença da mitologia
na cultura da época. Depois, refletem os princípios democráticos e da Filosofia nascente.
..png)
A arte grega possui elementos característicos bem definidos: o jônico, o coríntio e o dório.
As colunas jônicas atingem maturidade de estilo em 450 a.C., caracterizam-se por caneluras mais finas e uma base de apoio ‑ plinto - no chão. Um dos templos mais significativos é o de Vitória Áptera, construído na entrada da Acrópole de Atenas em 438 a.C.
As colunas coríntias foram pouco difundidas na Grécia, mas muito usadas pelos romanos no século IV. O capitel é maior e enfeitado com pequenas volutas (ornamentos), acima de folhas de acanto. Destaca-se o templo de Lysicrates, em 335 a.C.
A arquitetura grega era estática e dominada pelo horizontalismo, resumindo-se o templo grego a um retângulo abaixo de um triângulo, num belo equilíbrio.
Os principais monumentos da Arquitetura Grega são os templos, estádios, ginásios, pórticos, ágoras, habitações e construções milenares.
Entre os escultores gregos, Míron, num estilo severo, representa o Discóbolo, imóvel em seu dinamismo. Fídeas foi o maior escultor grego, suas obras podem ser vistas no Parthenon. Os escultores do século VI e V estudaram as formas com detalhes em todos os ângulos elaborando, gradualmente proporções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário