terça-feira, 26 de agosto de 2008

Arte Grega

O legado Grego foi imenso para o mundo contemporâneo. Podemos observar isto em nossos costumes sociais e políticos. Os gregos nos deixaram imensos tesouros: a democracia, a filosofia, a ética e o amor aos esportes (Olimpíadas).

Os gregos procuravam explicar as forças elementares e os mistérios do universo e isso se traduziu na arte. A escultura é um bom exemplo disto, foi uma das artes que mais o povo grego soube desenvolver. Estatuetas de bronze sólido, retratando homens e cavalos, constituem os elementos mais remotos da escultura grega.
As obras, inicialmente refletem a forte presença da mitologia na cultura da época. Depois, refletem os princípios democráticos e da Filosofia nascente.
A arte grega possui elementos característicos bem definidos: o jônico, o coríntio e o dório.

As colunas dóricas são desenvolvidas a partir do século VII a.C., caracterizam-se pela simplicidade das formas e caneluras grossas. O exemplo mais notável é o Parthenon, construído na Acrópole de Atenas entre 447 a.C. e 438 a.C.
As colunas jônicas atingem maturidade de estilo em 450 a.C., caracterizam-se por caneluras mais finas e uma base de apoio ‑ plinto­­ - no chão. Um dos templos mais significativos é o de Vitória Áptera, construído na entrada da Acrópole de Atenas em 438 a.C.
As colunas coríntias foram pouco difundidas na Grécia, mas muito usadas pelos romanos no século IV. O capitel é maior e enfeitado com pequenas volutas (ornamentos), acima de folhas de acanto. Destaca-se o templo de Lysicrates, em 335 a.C.
A arquitetura grega era estática e dominada pelo horizontalismo, resumindo-se o templo grego a um retângulo abaixo de um triângulo, num belo equilíbrio.

Os principais monumentos da Arquitetura Grega são os templos, estádios, ginásios, pórticos, ágoras, habitações e construções milenares.

Entre os escultores gregos, Míron, num estilo severo, representa o Discóbolo, imóvel em seu dinamismo. Fídeas foi o maior escultor grego, suas obras podem ser vistas no Parthenon. Os escultores do século VI e V estudaram as formas com detalhes em todos os ângulos elaborando, gradualmente proporções.

Nenhum comentário: