terça-feira, 26 de agosto de 2008

Arte Romana

Com a conquista da Grécia pelos exércitos Romanos, o modo de vida dos gregos, sua filosofia e arte foram absorvidos por Roma. A arte romana sofreu várias influências, a primeira foi a dos etruscos e a segunda dos gregos

Após a consolidação do Império Romano sob domínio de Augustos, Roma tornou-se uma cidade de mármore, com estátuas e grandes construções por toda a cidade: fóruns, palácios, fontes; obeliscos etc. Augusto importou milhares de estátuas gregas.

Os romanos não foram criadores artísticos, mas conseguiram adaptar ao seu estilo de vida, a arte dos conquistados. Na arquitetura os romanos foram grandiosos, copiaram os estilos gregos e desenvolveram outros como o toscano e a compósita; adotaram o arco e a abóbada dos etruscos, os empregaram em pontes, teatros, circos, aquedutos; aperfeiçoaram as técnicas de cozimento de tijolos e concreto, articulação de espaços interiores solucionando problemas como aeração e iluminação de ambientes.

Construíram termas, anfiteatros, circos, basílicas que serviram de modelo às primeiras igrejas cristãs.

A pavimentação das estradas era feita com Lages grossas e sem argamassa com pista central para as legiões e duas laterais para o tráfego comum.


Na escultura fizeram baixos relevos realistas que são verdadeiros documentos históricos.

Na pintura usavam freqüentemente como tema as guerras e conquistas. Ela estava associada à Arquitetura, são famosos seus afrescos. Destaca-se também o uso de mosaicos com motivos geométricos, com personagens e motivos florais.

Realizaram obras de valor artístico, também com fundição de metais em motivos decorativos, em instrumentos e armas.

Um comentário:

Temas Universitários disse...

Ficou muinto legal o artigo sobre a arte romana